Comprar um carro seminovo é uma excelente alternativa para quem deseja adquirir um primeiro veículo ou trocar de modelo. Afinal, essa é uma alternativa que pode render mais economia tanto na transação financeira quanto no licenciamento, seguro e outras taxas.
Para garantir que você não tenha prejuízos, é importante ter certos cuidados na hora de avaliar um modelo ou até mesmo quando ele já estiver em suas mãos.
Veja aqui algumas dicas para saber como avaliar um modelo de carro seminovo para você comprar!
Vistoria cautelar
Na vistoria cautelar podem ser analisados centenas de itens para avaliar se é um bom negócio comprar aquele veículo. Entre os pontos mais importantes está identificar a quilometragem real, possíveis batidas que estejam camufladas, uma pintura mal feita, o desgaste ou desvalorização do automóvel e também a avaliação dos pneus.
Logo no painel do veículo, ao ligar o carro, você deve olhar com atenção para os dados que sinalizam as condições em que o automóvel está. Se for um modelo fabricado depois de 2014 no país, ele deve ter freios ABS e Airbags – itens que são caros para serem trocados ou inseridos. Por isso, veja se a luz indicadora dessas duas peças estão acendendo devidamente.
Manutenção preventiva e corretiva
Se você já adquiriu o veículo, não deixe de levá-lo até uma oficina mecânica de sua confiança para que um especialista avalie a situação de cada sistema. É muito importante que tudo esteja funcionando adequadamente para evitar um consumo maior de combustível ou que o seu carro te deixe na mão.
Enquanto a manutenção preventiva tem o objetivo de proteger o carro contra possíveis acidentes e imprevistos, a manutenção corretiva poderá reparar os danos causados por acidentes ou pela ação do tempo.